Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de FrançaA Igreja Nossa Senhora da Penha de França ou Capela Nossa Senhora da Penha de França, foi construída em 1749, em torno das primeiras oito casas que foram erguidas no local onde hoje é o Largo da Matriz. Com o passar dos anos, o então povoado foi crescendo e o número de fiéis que frequentavam a Capela aumentava.

Sendo assim, em 1840, o povoado foi elevado à categoria de paróquia. Como a capela já era pequena para os seus fiéis, uma igreja maior era necessária.

Em 1901 foi construída no lugar da Capela Nossa Senhora da Penha de França a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

O presbitério da Igreja ficava no lugar da Capela primitiva, sendo inclusive que as paredes eram as mesmas, de pedra. A Igreja era em estilo néo-gótico e toda de pedras.

Quando o padre Heitor era o pároco da cidade, por volta de 1950,(não se sabe o ano ao certo, por falta de fontes seguras e confiáveis) foi decidido que a Igreja fosse demolida e no lugar fosse construída outra maior e mais confortável.

E assim se fez. Por falta de recurssos a Igreja demorou alguns anos para ser concluída, quando o inesquecível para os resende-costenses, Monsenhor Nélson assumiu a paróquia. Desde então a Igreja tem a forma atual, diferente da que foi expandida da Capela Nossa Senhora da Penha de França.

Recentemente, de 2003 a 2005, esteve em reformas, nas quais trocou-se o telhado e os bancos, houve instalação de ventiladores e uma nova pintura externa e interna.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha
Rua Santo Afonso, 199 - Penha - São Paulo
(11) 2295-4462

Fonte: Subprefeitura da Penha


Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraPenha
Fale com EncontraPenha
Anuncie no EncontraPenha
Cadastre sua Empresa no EncontraPenha (grátis)


Termos EncontraPenha | Privacidade EncontraPenha


Bandeira da cidade de São Paulo