Local onde casas desabaram na região da Penha era área de risco
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010A área onde diversas casas desabaram na tarde desta quarta-feira no Jardim Maringá, região da Penha, na zona leste da cidade de São Paulo, era considerada uma área de risco geotécnico pela Secretaria Municipal da Habitação.
A informação consta no Habisp, sistema de informações da secretaria. O sistema usa os dados de um mapeamento de áreas de risco feito pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) neste ano. De acordo com as informações, o solo da área tinha risco de solapamento e escorregamento. Ao todo, a área de risco tem mais de 8.000 m2.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o desabamento das casas ocorreu por volta das 15h30 na avenida Mendonça Drumond, próxima das avenidas Itaquera e Aricanduva. Segundo informações da Subprefeitura da Penha, responsável pela área, não houve vítimas.
A Defesa Civil Municipal informou que recebeu um chamado pela manhã informando que diversas casas apresentavam rachaduras. Após avaliação de técnicos, o órgão decidiu retirar os moradores das casas e interditou os imóveis.
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que o local é uma invasão, e as casas foram construídas irregularmente. Dez casas desabaram hoje, mas 45 que já haviam sido notificadas foram evacuadas pela manhã. Cerca de cem imóveis foram construídos na área de risco.
As causas do desabamento serão investigadas. A suspeita inicial é de que o desabamento foi provocado por um deslizamento do solo.
Fonte: Folha Online
Mais notícias sobre a Penha:
- Nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre dá ênfase à educação de quem anda a pé na Penha
- Subprefeitura Penha realiza operação cata-bagulho na região
- Confira o que abre e o que fecha na Penha durante o feriado de 2 de Novembro
- Viatura pega fogo quando policiais seguiam para ocorrência no bairro da Penha
- Posto sem licença é fechado na Penha


