Capela de Nossa Senhora do Rosário na Penha

Capela nossa Senhora do RosarioA Capela de Nossa Senhora do Rosário, na Penha, foi chamada pelo historiador Dr. Sylvio Bomtempi de “Acolhedoras taipas”, uma vez que, entre suas paredes, os escravos da antiga Irmandade puderam se refugiar, consolando-se assim das angústias do cativeiro.

Trata-se de um Patrimônio Histórico, tombado pelo governo do Estado e prefeitura de São Paulo, que no dia 16 de junho completará 207 anos de seu reconhecimento oficial. É a mais antiga IIgreja, ainda existente, construída por irmandade negra, na cidade de São Paulo

Desde 2002, quando da comemoração de seu bicentenário, foram retomadas as antigas tradições de festas, procurando-se representar manifestações culturais-educativas condizentes com o histórico da Capela do Rosário. Um forte incentivo para que esta voltasse a exercer a missão para a qual fora destinada desde a sua criação: um local de inclusão.

Festa do Rosário

Uma lei inseriu a Festa do Rosário no Calendário Oficial de Festas da Cidade de São Paulo, publicada no diário oficial em 15 de maio de 2007 (lei 14.382 de 10 de maio de 2007).

Fonte: Subprefeitura da Penha




  Sobre o EncontraPenha
Fale com EncontraPenha
Anuncie no EncontraPenha
Cadastre sua Empresa no EncontraPenha (grátis)



Termos EncontraPenha | Privacidade EncontraPenha

Bandeira do bairro da Penha